Devido às altas temperaturas em algumas regiões do Brasil, os riscos de focos de incêndio continuam em áreas produtoras da soja, como no Centro-Oeste, Matopiba e interior do Sudeste.
Clima em Nova Mutum (MT)
Até o final do mês de setembro, o município de Nova Mutum, no Mato Grosso, registra máximas de 40 °C. A diminuição da temperatura na região deve acontecer a partir do próximo mês, de forma gradual.
A chuva permanece atrasada, com a previsão de precipitação de 14 mm nos próximos 30 dias. Os números indicam que não haverá, ainda, reposição hídrica no solo para o produtor iniciar a semeadura do grão, podendo atrasar o plantio da commodity. Já as chuvas volumosas aparecem apenas em outubro e novembro.
Chuvas pelo Brasil
Chuvas volumosas são esperadas apenas para o Sul do Rio Grande do Sul, com acumulados de 80 mm. Na porção central do país, apenas trovoadas estão previstas, sem ultrapassar 5 mm em cinco dias.
O cenário se torna mais otimista no final do mês de setembro em outras regiões do país, quando a chuva chega ao Sudeste e ao Centro-Oeste, mas que não acumulam nem 15 mm.
Fonte: Canal Rural