Nosso Blog

DICAS PARA O PRODUTOR ENFRENTAR O PERÍODO DE SECA SEM PREJUÍZOS

Confira as orientações para que a falta de chuvas não afete a produtividade dos gados de leite e de corte.

O período entre o outono e inverno é considerado também de baixa umidade devido a ausência de chuvas. Algumas cidades ficam mais de 30 dias sem ter pelo menos uma garoa ou queda na temperatura para minimizar os prejuízos do tempo seco, que afeta diretamente o produtor rural que atua com gado de leite e de corte.

1. O que servir na seca para o gado: oferecer um preparado com boas taxas de proteína faz com que o gado não perca peso, o que impede a perda de vitaminas, fraqueza, entre outras doenças desenvolvidas a partir de parasitas internos, que podem afetar diretamente a produção final e causar grande impacto negativo em todo o processo de trabalho, além de afetar o lucro. O sal proteinado nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal.

2. Armazene corretamente a ração e demais insumos: caso o produtor tenha o hábito de lavar ou molhar o local onde as rações ficam devido ao período sem chuvas para amenizar o calor e diminuir a poeira do local, nunca deixe os sacos de ração diretamente no solo, coloque-os sempre em um estrado de madeira porque a umidade sempre altera a matéria seca e pode causar doenças como o botulismo.

3. Complemente a alimentação com monensina sódica:Monensina Sódica é um aditivo muito utilizado em rações e suplementos para gado de corte e leite. A substância age sobre as bactérias do rúmen, trazendo diversos benefícios para os bovinos, como o ganho de peso, melhora da conversão alimentar e controle preventivo de coccidiose.

4. Use a cana: Silagem de cana-de-açúcar que é um excelente alimento para todos os animais e o maior investimento que o produtor faz é na alimentação e nutrição. A cana é utilizada por ter uma quantidade de açúcar muito boa, o que dá energia para o gado, é um alimento que dá em qualquer solo brasileiro.

5. Economize água na sua propriedade: As dicas a seguir economizam cerca de 30% de água: instale calhas para captação de água pluvial e armazene em tonéis ou barris e usar para lavar o chão do curral, da sala de ordenha e dos utensílios; Utilize máquinas sob pressão, pois além de economizar até 50% de água, elas removem os dejetos com mais facilidade. Se você também trabalha com lavoura, utilize a irrigação noturna. Durante a noite não tem muito vento e a evaporação é menor.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?