Os vários usos da soja
Além do grão como alimento funcional, a soja é utilizada para a produção de produtos como chocolate, temperos prontos e massas. Derivados de carne também costumam conter soja em sua composição, assim como misturas para bebidas, papinhas para bebês e muitos alimentos dietéticos.
Quando se analisa uma lavoura, da produção total obtida, cerca de 39% são grãos, sendo o restante palhada com potencial para uso na alimentação de ruminantes. Da secagem do grão de soja, resulta o resíduo de limpeza de soja, um subproduto com teor médio de 20% de proteína bruta.
Da extração do óleo, resulta a casca de soja, subproduto capaz de substituir grãos como milho e sorgo em rações para ruminantes, e o farelo de soja, que é o suplemento protéico mais utilizado no mundo para alimentação animal.
Recentemente, a demanda pela soja aumentou mais ainda, com a proibição do uso de fontes protéicas de origem animal em rações para ruminantes (a proibição está prevista na Instrução Normativa nº 41/2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Soja na alimentação de bovinos
Os produtores que atuam com gado em confinamento podem variar a ração servida aos animais. Já que nesse tipo de produção, o pasto não é tão utilizado e os nutrientes oferecidos no cocho são fundamentais.
Considerada um alimento não tradicional para bovinos, a soja tem alta quantidade de gordura (20%) e proteína (40%). Uma informação importante é não servir a soja para animais com menos de quatro meses de idade.
Grão de soja e farelo de soja
O grão de soja é uma ótima forma de alimento para vacas leiteiras e como engorda para novilhos mestiços. Pesquisas indicam boa aceitação dos animais, sem prejuízos à saúde.
Já o farelo de soja é a fonte de proteína mais usada na pecuária brasileira, sendo utilizado unicamente nas rações.
Quando seca, conhecida como resíduo de limpeza de soja, o grão passa a ter 20% de proteína bruta.
Como usar soja para gado
A quantidade ideal do consumo de soja do gado que está confinado é de 1,5 kg por dia.
O produtor precisa sempre analisar e monitorar essa quantidade para que não a ultrapasse, pois pode causar acúmulo de gordura no animal, que deve ser inferior a 600 gramas por quilo de matéria seca.
Ficou claro como usar soja na alimentação de bovinos? Esse grão tem diversos usos, sendo de muito uso para o produtor rural e pecuarista.