O plantio
O plantio acontece o ano todo em regiões com bom índice de pluviosidade e no início da época das chuvas em regiões de clima seco.
O solo deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O terreno deve ser plano e pouco acidentado. A região úmida, com chuvas regulares e temperaturas entre 22 e 30ºC.
1º Etapa: Escolher a variedade e adquirir boas mudas
As variedades mais conhecidas no Brasil são: banana-nanica, banana-ouro, banana-da-terra, banana-prata e banana-maçã.
Escolha mudas sadias, sem sintomas de doenças.
Os tipos de mudas mais utilizados são:
- Chifrinho (até dois palmos de altura);
- Chifre (de dois a três palmos);
- Chifrão (mais de três palmos);
- Rizoma ou batata, tirada de plantas adultas que ainda não produziram cacho.
2ª Etapa: Preparo do solo
Faça covas com 40 cm de largura por 60 cm de profundidade e deixe de três a quatro metros de distâncias uma bananeira da outra.
Misture a terra de cima com adubo e a coloque no fundo da cova. Assim a melhor terra ficará em contato com as raízes. A adubação pode ser feita com estercos, cinzas, farinha de ossos e adubação verde.
Observação: Sempre consulte um técnico ou engenheiro agrônomo para orientar a quantidade certa de adubo.
3ª Etapa: Cuidar do bananal
É importante manter as bananeiras irrigadas, limpar o mato em volta delas, eliminar folhas doentes e secas e também o excesso de filhos. O coração da bananeira funciona como dreno de nutrientes, por isso é interessante retirá-lo (caso não se tenha interesse comercial) do cacho quando estiver com um palmo de distância dos frutos.
A bananeira é uma planta estéril que se reproduz assexuadamente através do perfilhamento. Uma touceira de bananeiras deve ser conduzida por uma planta mãe, uma planta filha e outra planta neta.
O ataque de pragas e doenças pode ser evitado pelo uso de mudas sadias, escolha de variedades que se adaptam ao semi-árido e pelo plantio em áreas sem histórico de doenças e pragas.
Outra maneira de evitar o ataque de pragas é ensacando o cacho no período de inflorescência das pencas. Os sacos devem ser perfurados e ajudam a evitar danos causados por tripes. Caso o bananal seja atacado, as pragas podem ser controladas por inimigos naturais, inseticidas caseiros e o uso de iscas.
4ª Etapa: Colheita
A colheita é feita após um ano do plantio e deve ser feita com cuidado, pois qualquer batida causa escurecimento dos frutos e a queda do preço final do produto.
Referências
EMBRAPA, ABC da Agricultura Familiar: Como cultivar a bananeira
MATHIAS, J. Revista Globo Rural: Como Plantar Banana. <https://glo.bo/2sJizxd>
Gostou desse conteúdo e tem interesse no cultivo dessa cultura ou precisa de ajuda com sua lavoura?
Entre em contato com nossa empresa, temos o projeto ideal para sua realidade! Fone : (17)3011-5630