Plantação de repolho no Brasil
Para uma plantação de repolho bem sucedida, é necessário conferir algumas características do ambiente e praticar algumas técnicas de manejo específicas. Para te ajudar nessa, confira um passo a passo simplificado de quais etapas seguir:
- Confira o clima e a estação: embora o plantio possa ser realizado em qualquer época do ano, o repolho é uma hortaliça que se desenvolve melhor em climas frios, mas também é possível realizar uma plantação efetiva mesmo nas regiões quentes. Para isso, busque sempre dar prioridade ao plantio no início do inverno, estação em que as temperaturas são mais baixas no país.
- Atente-se à iluminação: o local do plantio deve ser ensolarado, com luz intensa e indireta, mas evitando a luz direta para que a folhagem não seja danificada.
- Prepare o solo: para preparar o solo para a plantação de repolho, é necessário atentar-se à disponibilidade de água no local, que deve entrar em contato direto com o solo, mas sem que o líquido fique parado ou concentrado. Além disso, é importante manter o pH do solo entre 5.5 e 6.8, podendo ir até 7,5 no máximo e sendo mais recomendada a faixa de 6,0.
- Tenha atenção ao espaço: os repolhos podem ser plantados em canteiros, em vasos ou mesmo em caixotes, desde que se tenha um espaço mínimo de 30 a 40 cm de profundidade e 40 cm de diâmetro.
- Faça a semeadura adequada: para cada 1 hectare são necessárias 100 gramas de semente em média, sendo que a profundidade da semeadura deve ser entre 1 e 2 cm.
- Mantenha o solo úmido: na plantação de repolho, a irrigação deve ser constante. Por isso, é importante verificar frequentemente a umidade do solo como índice de que a plantação está suficientemente regada.
Produção de sementes do repolho
Para realizar a produção de sementes, é necessário observar as etapas do crescimento das cabeças de repolho mais saudáveis.
Conhecer o comportamento de determinadas plantas durante o crescimento te ajudará a selecionar e escolher aquelas que demonstraram melhor desempenho, produtividade, crescimento regular, boa conservação, resistência ao clima e etc.
Um dos métodos de extração é o processo de vernalização, em que, no inverno, deve-se colher a planta selecionada inteira com suas raízes, tirar as folhas externas da cabeça de repolho e manter apenas as mais compactas do centro.
Feito isso, as plantas devem ser armazenadas em local coberto e deixadas no solo até a primavera, período em que as porta-sementes serão plantadas novamente no solo.
Quais são os diferentes tipos de repolho?
Existem 5 tipos de repolhos que podem ser encontrados: o crespo, o liso, o roxo, o chinês e a couve-de-bruxelas.
As variações liso e crespo são as mais comuns e mais encontradas nos sacolões e feiras brasileiras, sendo que o crespo é mais crocante e o sabor é mais suave. O repolho-roxo, por sua vez, é mais nutritivo e benéfico do que os outros tipos de repolho. Já o repolho chinês e a couve-de-bruxelas são menos comuns no Brasil em relação às outras variações.
Há cinco variações diferentes dessa hortaliça no Brasil.
Desafios da plantação de repolho
Embora seja muito consumido no país, um dos principais desafios enfrentados na plantação de repolho é a baixa demanda nacional, o que leva o agricultor a manter um baixo custo de produção para maximizar seus lucros.
O tamanho do pé de repolho varia, em média, de 30 a 40 cm.
Além da dificuldade no mercado, a Traça-das-Crucíferas é uma das pragas que causam dor de cabeça no agricultor que cultiva repolhos.
Penetrando na epiderme das plantas, as pequenas traças são capazes de perfurar toda a superfície das folhas e gerar prejuízos irreparáveis à plantação de repolho, podendo ocasionar até perdas totais nas áreas produtivas, com maiores ataques nos períodos mais quentes do ano.
O manejo da Traça-das-Crucíferas pode ser realizado tanto de forma mecânica, pela catação das lagartas e esmagamento dos ovos, quanto pelo controle químico, pulverizando inseticidas específicos e registrados para a cultura.