Vacas que não emprenham:
Ausência de cálcio e fósforo
Entre os motivos, pode estar a falta de nutrientes essenciais que garantem uma boa reprodução bovina. Esses dois elementos são fundamentais e quando consumidos em baixa quantidade, há prejuízos na nutrição, reprodução e, claro, na engorda. Por isso, amigo produtor, para não estacionar toda a sua produção, não deixe de prestar muita atenção no manejo alimentar dos seus bovinos.
A falta de cálcio pode ocasionar raquitismo e alteração no desenvolvimento ósseo do bovino. No gado leiteiro, pode causar até convulsões, quando o consumo de cálcio é abaixo do necessário.
Problemas na gestação, parto e pós-parto
É muito importante o produtor acompanhar de perto as vacas prenhas e a evolução da gestação. Qualquer sinal fora do comum deve ser analisado. Existem alguns problemas que acometem as vacas como a retenção de placenta.
Para evitar problemas de infecções no período pós-parto, não só para a matriz, mas para o bezerro recém-nascido, uma boa pedida é fazer um pasto-maternidade. Nesse local, apenas matrizes prenhas que estão para dar a luz ou bezerros de poucos semanas devem permanecer. O ambiente precisa estar limpo frequentemente. Além disso, o trânsito de outros animais deve ser evitado.
Touro reprodutor
O problema da vaca não emprenhar pode ser também do touro reprodutor e não da matriz. Você já parou para refletir sobre a questão? O aprumo é um problema que evita a monta e provoca queda na taxa de reprodução da propriedade.
Existem alguns indício, mas sugerimos desde já um diagnóstico feito pelo veterinário de confiança. Ele é o profissional que poderá indicar algum motivo que possa estar impedindo a gravidez, principalmente, a partir de exames de imagem e laboratoriais.