A Embrapa considera a ureia uma fonte de nitrogênio de baixo custo, sendo um ótimo suplemento para ser usado na seca. Quando aliada ao sal proteinado, potencializa a nutrição, aumentando a produtividade e desempenho do animal, mas sem pasto.
O uso da ureia fornece inúmeros benefícios na saúde nutricional dos animais. Entre eles, a manutenção de peso para gado de corte e também para matrizes durante a seca.
Que a ureia é uma aliada da produtividade na pecuária, muitos pecuaristas sabem. Como existem diversos tipos no mercado, dúvidas sobre qual a ureia mais indicada para o consumo de bovinos sempre aparecem. Nesta dica, a Solo Fértil te esclarece a seguinte pergunta “Posso usar ureia agrícola para o gado?”
Porém, é preciso ter cautela no uso e na quantidade oferecida diariamente. Um alerta é que a ureia não pode ser oferecida sozinha, mas sim, como base de uma mistura com sal mineral ou sal proteinado.
Posso usar ureia agrícola para o gado?
Não, amigo produtor! Apenas utilize a ureia pecuária na alimentação dos bovinos. Pois, a ureia agrícola é proibida para fins de alimentação animal. Os danos à saúde do animal são graves. Por isso, foque sempre na ureia indicada, a pecuária.
Dicas para potencializar o uso da ureia pecuária
1- Uso do sal mineral: antes de inserir completamente a ureia no sal mineral, é necessária uma fase de adaptação do gado, com doses equilibradas, até chegar a composição ideal. Para isso, o produtor deve iniciar a ureia com o sal, na seguinte proporção:
- 1 saco mineral com ureia e dois sacos de sal mineral puro.
- Porém, após o consumo do gado, insira na segunda semana a seguinte composição: 1 saco de mineral com ureia e 1 saco de sal mineral puro.
- Já a partir da terceira semana, a composição pode ser normalizada.
2- Alguns especialistas indicam que a ureia pode ser usada em todas as épocas do ano, porém, na época das águas pelo alto volume de chuva, monitore sempre o cocho;
3- O cocho precisa ser coberto. Essa cobertura evita que a água se acumule no cocho e em contato com a ureia, a torne intoxicante, a ponto de levar o animal a óbito. Uma orientação é fazer furos no cocho, que permite o escoamento da água ou até mesmo deixá-lo inclinado. Para evitar a perda o insumo, coloque uma rede fina na qual permite apenas que a água passe e segure a ureia com o sal;
4- A ureia deve ser sempre oferecida misturada a algum outro elemento e nunca ser oferecida aos animais em jejum. Portanto, oriente os responsáveis pela tarefa, a oferecerem outra alimentação, após longos períodos de manejo.
Evite a intoxicação do gado por ureia
Ao utilizar a ureia, todos os cuidados acima precisam ser tomados. Afinal, em uma pesquisa rápida, você encontrará muitos colegas que, infelizmente, perderam animais por intoxicação e deixaram de lado o uso desse suplemento.
Entretanto, há uma opção de ureia, que mesmo molhada, pode ser consumida e não causa nenhum problema à saúde do animal.
A Amiréia 200S é uma inovação do mercado pecuário, sendo a única ureia que pode ser consumida molhada e sem necessidade de adaptação. As demais disponíveis precisam seguir todos os procedimentos indicados. Para saber mais o que a Amiréia 200S pode fazer pela sua produção, clique: