Nosso Blog

Pecuarista, você já ouviu falar de esofagostomose bovina? Não? E enterite?

Pecuarista, você já ouviu falar de esofagostomose bovina? Não? E enterite? Então vamos lá. Para você, pecuarista ou especialista da área, a esofagostomose, popularmente chamada de enterite, é uma doença que ataca os bovinos e pode causar grandes transtornos ao rebanho e também ao produtor.

As espécies de Oesophagostomum são responsáveis por uma grave enterite em ruminantes, especialmente os O. radiatum em bovinos.

E como a esofagostomose bovina acontece?

Simples. As larvas provocam irritação e inflamação da parede intestinal com formação de nódulos purulentos verde-amarelados na mucosa. Nas fases finais da doença, desenvolvem-se anemia e hioalbuminemia, por causa das perdas de proteína e extravasamento de sangue através da mucosa lesada.

E não para por aí! A formação de nódulos na serosa do intestino grosso interfere na absorção de nutrientes, proporcionando uma reação inflamatória. Estas inflamações, por sua vez, alojam pequenos grânulos parasitários que se transformam em nódulos encapsulados, formados por fibroblastos. No interior dos fibroblastos são encontradas as larvas do Oesophagostomum spp.

E quais sintomas são apresentados pelos bovinos contaminados?

Os sintomas nos animais parasitados são febre, diarreia, anorexia e anemia. Nas infecções agudas de ruminantes, uma grave diarreia verde escura constitui o principal sintoma e há também rápida perda de peso e, às vezes, edema submandibular.

Precisa de ajuda ou ficou com alguma duvida ?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?