Nosso Blog

Vaca estressada pari bezerros problemáticos. Sim ou não?

E, por falar nisso, é importante esclarecer que o estresse na gestação pode causar problemas sérios aos bezerros pós-parto.

Mas, afinal, quais são esses problemas causados pelo estresse da vaca prenhe aos bezerro? Pois bem, vamos a eles:

1- Bezerros leves ao nascimento, os quais têm até três vezes mais propensão de morrerem em função dos desafios a que são submetidos.
2- Comprometimento da formação fetal, especialmente dos órgãos do trato gastrointestinal, que terão dificuldade de absorver os anticorpos contidos no colostro.
3- As vacas submetidas a altos níveis de estresse no pré-parto produzem colostro de qualidade inferior.
4- Parto prematuro.
5- Há evidências que apontam que bezerras cujas mães sofreram estresse térmico durante sua gestação produzem menos leite na sua primeira lactação.

Pensando nisso, há a necessidade de oferecer às vacas gestantes instalações higiênicas, ambiente com taxa de lotação adequada, conforto térmico e tratamento tranquilo.


Nesse sentido, dentre muitas medidas que atendem essas exigências, vale destacar o fornecimento de:

– Áreas adequadas para descanso, com camas apropriadas e ambiente limpo e seco para evitar problemas de casco.
– Espaço suficiente no cocho por vaca, para evitar que haja disputa de alimento e água e que algumas, devido à hierarquia social, não recebam alimento e água suficientes. No período de transição da fase pré-parto (três semanas que antecedem o parto), o espaçamento de cocho deve
ser superior a 90 cm para não comprometer ainda mais o consumo de matéria seca.
– Ambiente sombreado e ventilado para não sofrerem com estresse térmico.
– Tratamento calmo, sem gritos e movimentos bruscos por parte dos tratadores.

Para controle do estresse na gestação, é importante observar também a condição da maternidade. Existem no Brasil diferentes tipos de maternidades em que os animais são criados de forma intensiva, como em galpões de Compost Barn, Free Stall ou a pasto/piquetes.

Os galpões possuem como vantagem o controle de temperatura. No entanto, no momento do parto, a vaca deverá ser levada para um galpão com instalação adjacente (baia maternidade), com chão de cimento e uma cama com feno ou palha.

Já na maternidade a pasto, deve-se atentar para as seguintes condições:

– Os piquetes precisam garantir uma adequada higiene e cobertura vegetal, promovendo o alinhamento do bezerro no pós-nascimento.
– Fornecimento de sombra com espaçamento adequado, garantindo que a maternidade tenha capacidade de suportar a quantidade de animais que irão parir ao mesmo tempo.
Todos esses cuidados com a vaca para garantir uma instalação adequada, um bom manejo nutricional e a não ocorrência do estresse serão essenciais para gerar um bezerro saudável.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?