Tenho alguns pés de abobrinha que, aparentemente, estão desenvolvidos e saudáveis. O problema é que poucos brotos conseguem se desenvolver até o ponto da colheita: quando estão com cerca de 5 centímetros, eles murcham. Pode ser praga?
Valmir de Campos, São Paulo, SP
Alguns fatores podem ser responsáveis pelo murchamento e queda dos brotos. Um deles é a falta de polinizadores. Ao nascer, o fruto é acompanhado de uma flor, que deve ser polinizada. Quando isso ocorre, a flor cai, mas o fruto permanece. Do contrário, ele murcha e cai também. Nesse caso, a solução é colocar uma colméia de abelhas no local ou então fazer a polinização manual. O pólen, presente na flor masculina, deve ser colocado dentro da flor feminina (a que tem o fruto). É importante que isso seja feito pela manhã, no máximo até as 11 horas.
Deficiências nutricionais também podem ocasionar problemas no desenvolvimento dos frutos. Para isso, recomenda-se a utilização de adubos, principalmente esterco, que deve ser colocado nas covas, na época do plantio.
Por fim, a infestação por pragas é possível, mas menos provável, pois elas não impedem que o fruto cresça. Se for constatada a presença de insetos, basta fazer uma catação e eliminar os frutos atacados. A utilização de inseticidas em hortas domésticas não é recomendada.
Consultor: JOSÉ FLÁVIO LOPES, pesquisador da Embrapa Hortaliças.