Nosso Blog

O que fazer para evitar que abelhas ataquem o gado?

Na propriedade rural do Alisson Almeida, as abelhas – que ele acredita serem da variedade africana -, estão aterrorizando o gado. Elas se instalaram em dois cupinzeiros e no tronco de uma árvore da pastagem. As rezes que passam perto desses locais estão sendo picadas. Recentemente, um bezerro quase morreu com o ataque das abelhas. O pecuarista  conseguiu destruir um dos cupins, mas as abelhas ficaram mais agitadas e chegaram a ir até a sede da propriedade. Diante desse relato, qual a opção mais eficiente para afastá-las da fazenda?

Neste caso, devido às abelhas já estarem instaladas, a medida mais eficaz seria a remoção do enxame por algum apicultor ou pessoa que possua os EPIs de apicultura. Para isso, pode-se abrir o local em que o enxame está instalado e remover todos os favos e abelhas. Após esse procedimento, é indicada a eliminação de sinais deixados pelas abelhas, como cera e própolis, pois esses produtos possuem cheiro que pode atrair outro enxame para o mesmo local.

Além disso, é recomendada a aplicação de desinfetantes no local, como creolina, óleo diesel ou óleo lubrificante de motores usados (óleo queimado). Os dois óleos têm cheiro muito forte e atuarão como repelente. É importante ressaltar que isso só deve ser feito após a retirada das abelhas com segurança.

No caso de enxames transitórios, aqueles que as abelhas ficam aglomeradas em troncos de árvores, é possível que elas vão embora voluntariamente. Para aumentar a possibilidade, pode-se fazer fumaça próximo para, assim, incomodar o enxame.

Em último caso, pode-se instalar uma caixa isca próximo ao local para capturá-las. Essas caixas são compradas em lojas de produtos para apicultura. Depois que o enxame for capturado, pode ser levado para um lugar seguro, longe dos animais e pessoas. Este transporte deverá ser feito no período noturno e com uso de EPIs.

Acrescento uma dica para quem tem problema com abelhas picando o gado no cocho. Forneça ração em quantidade que possa ser consumida rapidamente pelos animais. O fornecimento também pode ser feito no final do dia, pois nesse horário as abelhas já estão menos ativas. Se a presença delas ainda for identificada, pode-se borrifar um pouco de água sobre a ração para provocar a aderência das partículas finas do alimento, dessa maneira as abelhas não conseguem carregar e perdem o interesse pelo local.

 Imagem: divulgação

 Dyogo Arriel de Assis, supervisor de Assistência Técnica e Gerencial de Apicultura do Senar Goiás

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?