Nosso Blog

Raça de gado de corte: conheça as melhores e mais produtivas do Brasil!

A pecuária é um dos negócios mais rentáveis do país, contudo uma boa gestão e o controle do rebanho é essencial para o sucesso de uma fazenda. É necessário saber quais são as melhores práticas, estar sempre atualizado sobre tecnologias e, principalmente, conhecer a fundo as melhores raças de gado de corte.

Entender qual é a raça certa para a fazenda na qual você trabalha pode melhorar significativamente os resultados. Isso porque, cada raça se adapta de uma forma aos diversos biomas brasileiros e apresenta resultados diversos de produção. 

Portanto, para escolher a melhor raça de boi é preciso levar em consideração se aquela raça irá se adaptar bem ao clima da região e ao modelo de fazenda de corte que você trabalha.

Quais são as raças de gado para o confinamento? Qual ganha peso mais rápido? Qual o melhor gado para engorda a pasto?  É só continuar a leitura e conhecer as 08 melhores raças de gado de corte do Brasil.

Abaixo segue, então, a lista das 08 melhores raças de gado para corte do Brasil com todas as suas peculiaridades e necessidades. Siga a leitura e aproveite. 

1- Angus

Destaque entre as raças taurinas, a Angus é bastante conhecida pela qualidade e excelência da carne que produz.

Raça de origem européia, ela se adaptou muito bem ao clima brasileiro e é resistente ao ataque de carrapatos e a enfermidades. 

O grande destaque da raça Angus é a fertilidade e a precocidade, tendo em vista que os animais atingem a puberdade e a fase de corte mais cedo.

angus

2- Nelore

A raça de boi Nelore é responsável por 80% da produção de carne no Brasil.

De origem indiana, essa raça se adapta muito bem ao clima tropical brasileiro e consegue produzir com qualidade em todas as regiões do país.

A Nelore é tão procurada pelos pecuaristas, porque adapta-se a altas temperaturas, possui resistência natural a parasitas e conseguem ter uma longevidade reprodutiva maior.

nelore

3- Brahman

Outra raça que se adapta a climas quentes e frios, o Brahman é bastante utilizado no cruzamento com o Nelore, devido a sua cooperação genética para o ganho de peso e a qualidade da carne.

Caso a estratégia da fazenda seja investir em cruzamento industrial, essa é uma boa raça. 

brahman

4- Brangus 

O Brangus é o resultado do cruzamento entre as raças Brahman e Angus. O objetivo era aumentar a rusticidade e a marmorização da carne.

Eles também apresentam precocidade sexual e são resistentes a parasitas.

Essa raça é bastante utilizada em confinamentos, devido ao seu ganho de peso elevado e a dificuldade a se adaptar a clima tropicais, o que dificulta uma engorda a pasto.

brangus

5- Senepol 

Essa é uma raça de gado de corte que chegou ao Brasil nos anos 2000. Estes animais apresentam crescimento rápido e ciclo de engorda mais curto.

O Senepol possui uma grande capacidade de transformar o pasto em carne, ou seja, transformar proteína vegetal em proteína animal, o que faz com que ele fique pronto para o abate rapidamente

Essa raça é altamente adaptável ao calor, à umidade e também são resistentes à parasitas e possuem boa qualidade reprodutiva.

Estas características fazem com que os animais da raça Senepol ganhem cada vez mais espaço na pecuária de corte brasileira.  

senepol

6- Hereford

Essa é uma raça de gado de corte com excelente capacidade de engorda, chegando ao fim do ciclo em 20 ou 26 meses, em média. São animais de grande porte e boa estrutura muscular, porém, mochos e dóceis no campo. 

Conhecido como raça básica, eles se destacam pela longevidade e adaptabilidade aos diversos sistemas reprodutivos. Além disso, eles apresentam boa eficiência alimentar, o que facilita o processo de engorda.

hereford

7- Tabapuã

Chegamos agora ao “Zebu Brasileiro”!

Resultado do cruzamento entre zebuínos, Nelore, Gir e Guzerá, o Tabapuã é um gado de grande porte com pelos claros, curtos e finos.

O grande destaque desta raça é a docilidade, o excelente rendimento e o ganho de peso, muito importante na pecuária de corte.

tabapuã

8- Canchim

O Canchim foi criado, a mais de 65 anos, do cruzamento entre o  Zebu e o Charolês, com o objetivo de alavancar a pecuária de corte no Brasil.

Outra raça que funciona muito bem no cruzamento industrial, ela aguenta as altas temperaturas e possui boa reprodutividade

canchim

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?