Por que o gado rejeita o sal mineral?
Alguns produtores têm dificuldade em nutrir os animais quando há rejeição de sal ou até mesmo ração. Em muitas propriedades do Brasil, o produtor serve duas alimentações diferenciadas: uma no período da seca e outra no período das águas. No momento dessa transição, o gado sente a troca e passa a não consumir a quantidade ideal indicada.
Em primeiro lugar, quando há a transição dessas alimentações, que consistem em sal mineral, sal proteinado e ração, os animais tendem a rejeitá-las no início.
Porém, é preciso fazer adaptações para que o plantel se acostume aos poucos. E ainda, não perca peso e tenha o desenvolvimento esperado.
Em segundo lugar, diversas propriedades não conseguem fazer essa mudança devido à rejeição da nova alimentação que é composta por nutrientes escassos no pasto, de acordo com o período.
Geralmente, o animal consome esses produtos ao sentir pelo olfato, decidindo se é agradável ou não. Por isso, é importante que o produtor fique atento a essa mudança no momento da adaptação.
Um dos sucessos da pecuária está na observação do gado. Afinal, o produtor que conhece bem seus animais, os observa diariamente. Assim, quando há mudança no comportamento, é possível saber que existe algo errado com eles.
Avaliar o consumo permite entender se está acontecendo a rejeição ou não e ainda, te assegura se o suplemento está em condições ideais de consumo. Quando o sal fica empedrado, por exemplo, o gado realmente não o consome.
O consumo de sal mineral bovino na dosagem adequada mantém o desempenho do gado em dia. Foto: Campo Fácil
Dicas para evitar a rejeição do consumo de sal mineral bovino e ração
1- Se na propriedade estiver um animal já adaptado e consumindo essa nova alimentação, traga somente ele para o cocho. Dessa forma, os outros animais do lote ao vê-lo consumindo, irão segui-lo também. A segurança de ver um semelhante consumindo a alimentação será suficiente. Os demais ao saberem que não há problemas naquele cocho, também farão uso dele.
2- Faça mistura de um melaço de cana e fubá que farão os animais terem um consumo imediato da alimentação oferecida no cocho. Esse procedimento pode ser feito apenas nos primeiros dias, até o rebanho se acostumar com os novos suplementos.
Caso ofereça cana, fique de olho para evitar as abelhas. Pois, por ser um alimento doce, é comum esses insetos se apropriarem do cocho, inibindo a presença do gado. E bovino que não come, não engorda, concorda?