Nosso Blog

Doenças e Pragas da Pereira

Como maçã (mas em um grau menor), a pêra é uma fruta deliciosa que infelizmente não atrai apenas os seres humanos. Pulgões, traças, besouros, cigarrinhas e ácaros frequentemente atacam a árvore e os frutos para colocar seus ovos e serem alimentados. O denominador comum destas pragas é que elas depositam seus ovos em várias partes da árvore ou da fruta e muitas vezes causam manchas ou buracos na fruta, queda dos frutos e danos às folhas, desde de curvas e amarelamento a desfoliação.

Uma das principais doenças fúngicas que provoca graves prejuízos econômicos para os agricultores comerciais de pêra e maçã é o Oídio. O patógeno (Podosphaera leucotricha) ataca flores, folhas e frutos, causando distorção da fruta e descoloração, enquanto a quantidade dos frutos diminui. Além disso, a árvore infectada torna-se fraca e é mais vulnerável a outros ataques.

O Fogo Bacteriano é uma doença bacteriana causada pela Erwinia amylovora. Ele pode ser amplamente espalhado em plantações de pêras e maças com clima úmido e quente. Como seu nome revela, o fogo bacteriano finalmente faz com que os brotos e ramos pareçam que estão queimados. Afeta principalmente novos brotos e podem ser combatido pela poda somente quando a árvore está dormente. A poda durante o cultivo ativo provavelmente vai espalhar a doença (consulte um engenheiro agrônomo certificado).

Podridão da coroa, podridão do colar e podridão da raiz também são doenças comuns das pereiras.

Você tem experiência no cultivo de pereiras? Por favor, compartilhe sua experiência, métodos e práticas nos comentários abaixo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?