É fácil culpar seus produtos e programas quando o gado não responde nem mesmo aos melhores cuidados. Você investe muito tempo e recursos no desenvolvimento de programas sólidos de nutrição, vacinas e tratamento com antibióticos, então é frustrante. Antes de entrar em ação frenética, considere o que poderia ser o verdadeiro culpado – a coccidiose.
Efeito Cascata
Quando se trata de coccidia infectando gado, o maior impacto vem do que mais esse parasita pode fazer aos bezerros leves, não a coccidiose em si. Em resumo, coccidiose:
– Impacta o uso de nutrientes na ração, além de reduzir o consumo e a eficiência da ração.
– Influencia a capacidade de um bezerro de responder a vacinações e antibióticos.
A coccidiose afeta o gado que geralmente tem o sistema imunológico comprometido. Os coccídios destroem as células intestinais, o que impacta o uso de nutrientes essenciais para o desenvolvimento adequado da imunidade. E quando o sistema imunológico fica ainda mais comprometido, a porta se abre para patógenos mais nocivos, como os associados à doença respiratória bovina (BRD). O sistema imunológico comprometido torna quase impossível para o bezerro responder às vacinas ou ao tratamento com antibióticos. Muitas vezes, chamamos de falha de tratamento, mas na verdade é uma falha do sistema imunológico.
Poderia ser coccidiose?
Se você está percebendo perda de desempenho ou taxas de resposta mais lentas, você pode trabalhar com seu veterinário para diagnosticar se a coccidiose é a causa. Seu veterinário trabalhará com você para:
– Enviar amostras fecais a um laboratório qualificado para contagem e especiação de oocistos (coccídios imaturos).
– Garantir uma boa amostra. Você precisará coletar mais de uma amostra de fezes de bezerros afetados.
Outras possíveis causas a serem exploradas podem ser o vírus da diarreia viral bovina (BVDV) ou a Salmonella. Recomenda-se que os produtores trabalhem com seu nutricionista para verificar a ingestão de ração, o sistema de distribuição de ração, os procedimentos de moagem e as formulações de ração. Além disso, visite o seu veterinário para definir metas e expectativas realistas para o sucesso dos produtos de saúde animal em sua operação que se adequem ao gado com o qual você está trabalhando.
QUER SABER COMO PREVENIR A COCCIDIOSE NOS SEUS BOVINOS? CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E FALE COM NOSSO ESPECIALISTA.