A armazenagem para a agricultura é algo extremamente estratégica para o produtor rural, pois além de ajudar a ter as condições mais adequadas para manter a qualidade da safra armazenada para uso futuro, permite maior autonomia e eficiência na comercialização da produção.
Mas é importantíssimo entender que a armazenagem deve ser feita de forma correta…Esse é um dos itens da pós-colheita que deve ser visto com prioridade, pois reduz as perdas da produção e contribui na melhoria da renda do produtor.
Mas, como fazer isso de forma segura? Pensando na safra atual: Qual a melhor forma de armazenar a safra de soja? Acompanhe a leitura…
Onde pode ser feita a armazenagem da soja?
O mercado disponibiliza diferentes tipos de armazenagem de soja, como:
- Silos metálicos
- Silo de espera
- Silo de concreto
- Silo secador
- Silo armazenador
- Silo de expedição
- Silos bag
- Silos-bolsa
- Armazém graneleiro
Para cada tipo de estrutura, o produtor deve avaliar o custo-benefício, o tempo que pretende deixar sua produção armazenada, o volume e os riscos que corre ao deixar seu produto guardado naquele determinado modelo de armazenagem.
Fatores que afetam o armazenamento de soja
Umidade relativa do ar
A umidade relativa do ar é um fator que afeta a qualidade dos grãos de soja armazenados. A umidade dos grãos fica em equilíbrio quando há uma relação positiva entre a umidade relativa do ar e a temperatura. Mas, se a umidade relativa do ar e a temperatura variarem muito, os grãos podem perder ou ganhar umidade de acordo com a baixa ou alta umidade relativa do ar.
Para realizar o armazenamento de soja da forma adequada, os grãos devem ser mantidos sob condições que evitem o crescimento de microrganismos e insetos. Para isso, o teor de água, a umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente devem estar em equilíbrio.
Temperatura
O controle de temperatura durante o armazenamento de soja é um dos principais fatores para a conservação de grãos. Os sistemas de termometria, que servem para aferir a temperatura dentro dos silos e armazéns, são muito importantes para verificar esse aspecto no armazenamento de soja.
A temperatura e a umidade relativa do ar estão relacionadas, por isso, não é possível estabelecer valores fixos de temperatura adequada para o armazenamento de soja sem considerar as variações climáticas. Mas, é possível dizer que temperaturas muito altas tendem a ser prejudiciais para a soja e quaisquer outros tipos de grãos.
Teor de água dos grãos
O teor de umidade presente nos grãos de soja também afeta a sua conversação durante a armazenagem. Grãos muito úmidos podem apodrecer e se deteriorar, contudo, grãos extremamente secos tendem a ser mais leves, apresentando preços menores de venda no momento da pesagem.
Portanto, é importante que durante o armazenamento de soja o teor de água seja ideal. Mas, a umidade de armazenamento da soja depende de vários fatores, como o tempo que se pretende armazenar o grão, a umidade relativa do ar e a temperatura do ambiente em que será armazenada.
Técnicas para um armazenamento de soja eficiente
1. Seque a soja até o teor certo de umidade
Para armazenar a soja por um longo prazo, é necessário que a sua umidade esteja adequada para a etapa de armazenamento. Quando há muitas chuvas próximas do período de colheita, por exemplo, é comum que os grãos apresentam uma umidade maior que a recomendada. É aí que entra o processo de secagem.
Nesses casos, o primeiro passo antes do armazenamento de soja é secar os grãos. Esse cuidado no pré-armazenamento ajuda a diminuir as chances de deterioração e de surgimento de pragas. Assim, é mais fácil manter a qualidade da soja durante a armazenagem, mantendo um bom valor de venda.
2. Limpe a soja antes de armazenar
Antes de seguir para o armazenamento de soja, também é recomendado limpar os grãos, garantido que eles estejam livres de pragas, doenças e impurezas. É importante se livrar de grãos que tenham passado por algum processo de podridão durante a colheita, além de retirar grãos contaminados com pragas, para que não infectem os demais durante a armazenagem.
3. Controle as pragas
Mesmo realizando a limpeza, é possível que pragas surjam durante o armazenamento de soja. Realizar fumigação e expurgos são formas de dar fim a esse problema.
Além disso, manter a limpeza dentro do silo ou armazém também evita a proliferação desses organismos. O mesmo vale para a iluminação, que ajuda a inibir o problema. A aeração e a exaustão, que serão detalhadas a seguir, também podem ser aliadas para evitar o surgimento de pragas nos grãos de soja armazenados.
4. Realize a aeração
Além de ser importante para manter a temperatura em níveis ideais, a aeração faz o ar circular dentro da unidade de armazenamento, ajudando a eliminar poeira e gases.