Nosso Blog

Vacas contam histórias com suas expressões faciais

As vacas comunicam como estão se sentindo com suas expressões faciais. Embora comportamentos óbvios como ranger de dentes, vocalização, arquear as costas, mancar e tremer sejam sinais de vacas em extremo desconforto, ler as expressões faciais pode ajudar os gerentes a detectar e auxiliar as vacas mais cedo no processo de dor e doença.

Em um artigo publicado no Journal of Applied Animal Behavioral Science, pesquisadores dinamarqueses e suecos exploram uma vasta gama de expressões de dor em bovinos. A Alltech Corporation também explorou o tópico em seu último boletim. Ambas as fontes disseram que as expressões faciais são alguns dos primeiros indicadores de dor e incluem:

1. Olhos – vacas saudáveis devem ter olhos brilhantes e alertas que as ajudem a se manter seguras, navegar pelos arredores e localizar alimentos. Olhos opacos e fixos; crosta ocular; e olhos fundos com o branco reduzido mostrando tudo são indicações de doença e/ou dor.

2. Músculos faciais – A tensão nos músculos acima dos olhos, ao longo da face e/ou acima das narinas pode produzir linhas de “sulco” que indicam dor.

3. Nariz – Uma vaca saudável e sem dor permitirá que você chegue perto de seu nariz. Vacas que se contraem, têm narinas dilatadas e apresentam aumento do tônus e da tensão nos lábios podem apresentar dor.

4. Orelhas – orelhas eretas que estão constantemente se movendo e se contorcendo sinalizam que as vacas estão se sentindo bem. Vacas com dor podem manter as orelhas para trás de forma consistente ou ter “orelhas de cordeiro” caídas. A posição da orelha é um indicador especialmente revelador de bezerros doentes.

5. Posição da cabeça – Carregar a cabeça na cernelha ou abaixo pode ser um sinal de vacas em perigo, enquanto vacas saudáveis carregam a cabeça acima da cernelha.

As mudanças espontâneas das vacas em suas expressões faciais quando estressadas são consideradas uma resposta inata, o que significa que é natural e difícil de suprimir.

Os especialistas observaram que a expressão facial sempre deve ser observada quando os animais não são incomodados. Eles disseram que ler os sinais reveladores de dor precoce pode permitir intervenções mais proativas, que podem afetar o bem-estar animal, a produção de leite e a eficiência reprodutiva.

* Baseado no artigo Cows Tell Stories with their Facial Expressions, de Maureen Hanson.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?