Nosso Blog

POTROS : CUIDADOS DO NASCIMENTO

Os potros quando recebem os cuidados corretos crescem com perfeição e não vão gerar prejuízos a sua criação, mas para isso acontecer, você criador deve ter atenção especial com eles.

Logo após o nascimento, é necessário tomar alguns cuidados básicos com os potros:


1.Desinfecção do cordão umbilical,
 com uma solução de iodo a 5% — 10% (devemos tomar cuidado para não irritar a pele, com soluções muito fortes).
2. Observar se o potro mamou o colostro 
— leite rico em anticorpos e fundamental para a imunização do animal — que deve ser ingerido até 6 horas após o nascimento.
3. Observar se ele defecou duas a três horas após o nascimento para eliminação do mecônio (matéria fecal fetal).
 Caso não ocorra, deve-se auxiliar o animal através da administração de fluidos lubrificantes via retal(enemas), realizado por profissional capacitado. A partir daí, os cuidados limitam-se à observação constante para ver se o potro está bem. Observar se o animal não apresenta ectoparasitas (carrapatos) e proceder a uma vermifugação periódica (início aos 30–60 dias e repetir a cada 60–90 dias conforme o tipo de vermífugo).

O desmame do potro deve ser sempre gradativo, e não brusco e violento, o que pode causar traumas físicos e psíquicos ao animal. Devemos iniciar entre 5–6 meses e separar o potro da mãe por períodos cada vez mais longos até que, ao final de 15–20 dias, possa ocorrer uma separação definitiva.
A partir daí, a alimentação se dará através da administração de volumosos e concentrados que complementem adequadamente as necessidades de crescimento e desenvolvimento do potro. O acesso a volumosos e concentrados independe do animal ser criado a campo ou confinado.
Os resultados no animal adulto são visíveis, quanto ao desenvolvimento e crescimento de um potro saudável. Recomenda-se deixar os potros em liberdade na maior parte do tempo. As correrias e brincadeiras são extremamente saudáveis e desenvolvem melhor a musculatura. Os potros adquirem maior resistência às doenças, principalmente respiratórias.
No período que vai de 12 a 30–36 meses, o manejo do potro deve ser diário, com a administração de um volumoso de qualidade, abundante, com uma complementação de suas necessidades através do fornecimento de concentrados adequados à categoria e com o acesso livre à água fresca e limpa e ao sal mineral.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?