Nosso Blog

6 critérios para descartar o gado durante a seca

O principal desafio com as condições de seca é a disponibilidade de recursos alimentares e como distribuí-los. Vários fatores devem ser considerados ao decidir as estratégias de descarte, e não há um conjunto de critérios único que funcione para todos os produtores. 

Em primeiro lugar, os produtores precisam fazer um inventário dos recursos alimentares disponíveis e dos custos associados a eles. 

Desenvolvimento de critérios 

Visto que o inventário de ração é conhecido, os critérios para tomar decisões de abate podem ser desenvolvidos. À medida que esses critérios estão sendo desenvolvidos, concentre-se na missão e na visão de sua operação. Quais são seus valores essenciais e quais são suas prioridades mais importantes? Certifique-se de que seus critérios de seleção estejam alinhados com sua missão e visão.

Se você não tem uma missão e visão, reserve um tempo e escreva onde gostaria de estar e o que gostaria de fazer em todas as áreas da operação em 10, 15 ou 20 anos. Agrupe itens semelhantes para destacar os itens que são mais importantes para você e seus valores essenciais. Use isso como uma base para suas decisões de operação e gerenciamento para mover a operação na direção desejada.

Agora que você está focado nos valores essenciais, pense sobre seu rebanho de vacas, quais critérios e vacas o ajudarão a alcançar seus objetivos e quais estão limitando você. Aqui estão algumas opções de onde você pode começar a tomar decisões de abate para manter sua operação viável sem danificar os recursos de forragem e ração disponíveis:

1. Descarte vacas abertas e as que tiveram partos tardios

Isso permite que mais recursos forrageiros sejam alocados para as fêmeas produtivas, e as fêmeas abertas e as que tiveram partos tardios podem diminuir. O abate de vacas com parto tardio ou a venda desses animais deve resultar em uma distribuição de parto mais restrita no próximo ano, aumentando a uniformidade do rebanho. Considere as opções de comercialização para novilhas abertas, pois elas poderiam se dar bem em um confinamento.

2. Elimine as vacas que são mais velhas do que uma idade especificada

Com 8, 9 ou 10 anos, as vacas mais velhas são geralmente maiores, podem não manter a condição corporal tão facilmente e podem não estar liderando o potencial genético do rebanho. No entanto, essas fêmeas estão adaptadas ao seu sistema e provavelmente já foram pagas, por isso é importante avaliar o quadro geral.

3. Considere vender as bezerras de reposição ao invés de desenvolvê-las

Avalie o custo para desenvolver bezerras de reposição e o tempo que leva até que comecem a se pagar. A desvantagem de vendê-las é que essas fêmeas representam a mais nova genética do rebanho.

4. Considere vender crias mais cedo do que o normal para estender a forragem para as vacas

Os animais de um ano são um bem mais líquido do que as vacas. Conseguir de vendê-los mais cedo pode reduzir a pressão de pastejo e potencialmente garantir que mais pastagem esteja disponível para o rebanho de vacas, dependendo do estoque de recursos.

5. Descarte com base na disposição, economia, produção, etc.

Este é o momento de descartar fortemente e eliminar as fêmeas com mau temperamento, de cabeça alta e de baixa produção. Ter os registros para identificar essas fêmeas quando chegar a hora é fundamental.

6. Reduza o número de touros

Os touros, especialmente os mais velhos, são geralmente muito maiores do que as vacas, o que significa que eles precisam de maiores quantidades de ração para manter o peso e a condição corporal. Dependendo do número de touros que você tem e do tamanho e idade dos touros, o final da temporada de reprodução pode ser um bom momento para abater mais touros do que o normal, especialmente se um número maior de vacas também estiver sendo abatido, diminuindo o número geral do rebanho.

Se você não tem um plano de seca por escrito, o componente de descarte é uma parte importante desse plano, então peça por peça, comece a montar seu plano para estar preparado para a próxima seca. 

Mais informações: 

[email protected]

Telefone: (17) 3011-5630

WhatsApp (17) 99635-0746

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?