Nosso Blog

GIR LEITEIRO : História,características e produção.

POR MARIA LAURA RODRIGUES

História da Raça Gir

Foi por volta de 1906 que os primeiros animais da raça Gir foram introduzidos no Brasil. A história conta que essas importações iniciais foram feitas por Teófilo Godoy, mas o Sr. Wirmondes Machado, criador do Triangulo Mineiro, informou que foi ele o responsável pela introdução da raça no país, em 1919.

Outras quatro importações foram realizadas entre os anos de 1930, 1955, 1960 e 1962, e tiveram extrema importância para a formação do rebanho da raça Gir. Atualmente, o registo genealógico dos animais é realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) com sede em Uberaba/MG.

Raça Gir: conheça esse zebuíno de aptidão leiteira - MF Magazine


Características da raça Gir

A raça Gir tem porte médio, e sua pelagem tem várias cores reconhecidas como padrão para a raça, sendo elas:

  • vermelha em todas as suas tonalidades;
  • vermelha chitada;
  • amarelo, em tonalidades típicas da raça,
  • chita amarelo, com dominância da cor branca, com orelhas e cabeça totalmente ou parcialmente pretas;
  • moura escura, com predominância da cor preta, com orelhas e cabeça escuras;
  • moura clara, com predominância da cor branca, com orelhas e cabeça totalmente ou parcialmente pretas;
  • vermelha gargantilha;
  • chitada de vermelho;
  • amarela gargantilha;
  • amarela chitada;
  • chitada clara;
  • rosilha clara (moura de vermelho), predominando a coloração branca, com orelhas e cabeça totalmente ou parcialmente vermelhas.

Os animais se destacam pela sua rusticidade, docilidade, baixo custo para mantença, longevidade produtiva e reprodutiva, facilidade de parto e boa produção de leite a pasto. O sistema termorregulador presente na raça permite que a vaca tolere altas temperaturas sem entrar em estresse térmico.

Fisicamente, os animais possuem cabeça de largura e comprimento médio, as orelhas são longas e finas, corpo comprido e ancas largas. 

O potencial produtivo da raça é um destaque. Animais da raça Gir tem a capacidade produtiva alta, mesmo com baixa quantidade de alimento ofertado. Suas exigências são inferiores às raças taurinas, o que faz com o que os animais sofram menos quando há necessidade de restrição alimentar.

Índia pede que Brasil preserve a raça Gir Leiteiro - Compre Rural
Produção de leite da raça Gir
Os animais da raça Gir se destacam pela boa conversão alimentar, possibilitando uma boa produção leiteira à pasto. Seu temperamento para a ordenha também é destaque, tanto para ordenha mecanizada quanto para manual, mesmo que menos utilizada atualmente.
As seleções de melhoramento genético aprimoram características voltadas a produção de leite, como, por exemplo, tamanho de tetos e tamanho de úbere.  
Juntamente a todos esses fatores que potencializam a produção leiteira da raça, sua docilidade aliada a um bom manejo possibilitam a boa exploração do Gir Leiteiro para a produção de leite.

Têm alguma história ou experiência com a raça? Compartilhe!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Abrir bate-papo
Olá 👋
Toque para falar conosco no whatsapp?